top of page

A Importância e Influência do Setor de Compras nas Prefeituras e Câmaras 

O setor de compras, antes visto como uma área de funções rotineiras, é hoje compreendido como parte diretamente integrante dos processos logísticos das organizações. Seu sentido passou a envolver a definição das necessidades das empresas, minuciosa seleção de fornecedores e negociações que garantam preços atrativos somados a qualidade.

As organizações, cada vez mais focadas em estratégias de competitividade, passaram a valorizar mais a função de compras, considerando-a como uma aliada que interfere diretamente em suas áreas produtivas e financeiras.

Muitos fatores contribuíram para essa mudança de visão, tais como a tecnologia da informação, que possibilita redução de tempo e despesas, além de uma busca por relacionamentos mais éticos e duráveis com os fornecedores no objetivo de garantir menor custo e maior qualidade. 

Dessa forma, o setor de compras não implica mais em apenas comprar ou adquirir, mas passou a ser parte estratégica das empresas que pretendem continuar participando do mercado de hoje e do futuro.

Entre os benefícios responsáveis pelo aumento da importância do setor de Compras, encontram-se: 

A reengenharia de processos – através da qual as abordagens interfuncionais passaram a superar as antigas visões funcionais dentro da organização. A área de Compras passou a ter foco no processo interfuncional e não apenas na função isolada de compras

É nítido que, com a utilização de novas tecnologias e estratégias, o setor de compras passou a apresentar oportunidades cada vez mais vantajosas para a relação clientes/fornecedores, melhorando a qualidade de serviços e/ou produtos. Com isso, as organizações passam a ter  mais contribuição para alcançarem suas metas e objetivos estratégicos. Com a eficiente administração de compras haverá maior agilidade nas operações e a crescente melhoria da qualidade nas das aquisições, proporcionando assim um diferencial competitivo e positivo.

A área de compras evoluiu, especialmente em função da globalização, dos novos sistemas informatizados e da adoção de tecnologias cada vez mais avançadas. A antiga visão de compras como uma atividade meramente rotineira de aquisição de produtos passou por um processo de grande evolução, sendo hoje considerada como uma área de importância estratégica para as organizações.  Assim, a eficaz administração da gestão de compras deverá ser responsável pelo aumento da produtividade e qualidade dos produtos e serviços, além de aumentar também a segurança e agilidade dos serviços, exigidos pela administração publica.  . 

Controle Interno 

A Controladoria Geral do Município é a unidade administrativa responsável pela fiscalização, coordenação dos trabalhos de normatização e de auditoria, prestando orientação e acompanhamento das ações de Controle Interno. Portanto é de sua inteira responsabilidade a elaboração de parecer conclusivo sobre as contas prestadas pelos gestores.

O Sistema tem como objetivo final apresentar os procedimentos essenciais para o efetivo funcionamento do Controle Interno, mostrado a  nescidade  para nortear as ações de controle, bem como para formalização dos Relatórios das Atividades a serem apresentadas ao Tribunal de Contas do Estado, juntamente com a Prestação de Contas do Município, referente aos exercícios  da gestão em vigor. 

Nos termos de Decisões Normativas que aprova as “Orientações sobre Controle Interno”, dos Municípios,  que precisão, criar, implantar ou dar efetividade ao setor de controle interno, para que evitem o resultado de multas ao responsável pela omissão de informações elaboradas pelo setor da controladoria, bem como poderá resultar na emissão de parecer prévio pela rejeição das contas  anuais  do  Chefe  do  Poder  Executivo por não ter um setor de controladoria em pleno funcionamento elaborando as atividades como estabelece a Constituição de 1988. 

Sistema de Controle Interno 

O Sistema de Controle Interno Municipal é um programa de apoio destinado a produzir os relatórios exigidos pelos Tribunais de Contas Estaduais, Municipais e outros órgãos fiscalizadores da maquina publica, com as ferramentas dos sistema, facilita o  auxilio das atividades de fiscalização e orientação da Controladoria Municipal. O S.C.I.M, juntamente com o controle externo exercido pelos Tribunais de Contas podem auxiliar a respectiva Câmara Municipal na fiscalização do cumprimento das normas legais, especialmente as da Lei Complementar nº 101/00, a LRF. 

Algumas funcionalidades do sistema

  • a realização de levantamentos do funcionamento dos diversos setores da administração;

  •  o levantamento de dados estatísticos da situação econômico financeira desde a arrecadação municipal até a elaboração dos balanços;

  •  a avaliação e auditoria dos demonstrativos de execução contábil e balanços;

  •  a avaliação dos programas de planejamento e sua execução.

As principais opções do SCIM são:

  •  Parâmetros: cadastramento de usuários e funcionalidades do sistema;

  •  Cadastros: manutenção dos cadastros básicos de assuntos, unidades responsáveis e níveis de informação;

  •  Avaliação: manutenção de questionário, programação de serviços e impressão de relatórios;

  •  Auditoria: manutenção de itens, programação de serviços e impressão de relatórios;

  •  Dados: levantamento das quantificações disponíveis que se constituem em base para o conhecimento da realidade em sistemas de contabilidade, arrecadação e pessoal compatíveis com o da empresa.

O SCIM é totalmente parametrizável, visando adaptar-se às situações e peculiaridade de cada usuário, com relação à:

  •  Usuários: livre cadastramento de usuários e permissões de acordo com as unidades responsáveis;

  •  Avaliação: inclusão, exclusão e alteração a qualquer momento de quesitos a serem utilizados na avaliação por assuntos e unidades;

  •  Auditoria: inclusão, exclusão e alteração a qualquer momento de itens a serem examinados nas verificações, por assuntos e unidades;

  •  Níveis: cadastramento de níveis para as avaliações e auditorias, permitindo gerar relatórios só de determinado nível, por assuntos, unidades responsáveis e ainda só de irregularidades constatadas com respectivas recomendações ou completo.

Clique no Video

A.C.I.M - Assessoria de Controle Interno Municipal 

bottom of page